quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pandemias mundiais
Uma guerra invisível
Pandemia
Incidência de doenças que atacam várias pessoas em diversos locais diferentes ao mesmo tempo.
Durante a história mundial, em varios momentos o planeta precensiou pandemias surgindo por varios motivos diferentes, como : mutação de vírus, aparecimento de novas doenças desconhecidas, e surgimento de agentes trasmissores que espalharam rapidamente doenças por todo o mundo. Essas pandemias acabaram gerando terror, caos, e matando milhões de pessoas.
Os anos se passaram, a medicina evoluiu consideravelmente, assim como a microbiologia e os estudos geográficos, entretanto, nada foi suficiente para conter as pandemias que ocorrem até hoje com proporções desastrosas matando milhares de pessoas e espalhando terror por todo mundo.



A seguir, poderemos conhecer um pouco mais sobre as pandemias que aflingiram a população durante toda história até os dias atuais, suas causas e consequências no contexto da época em que aconteceram e principalmente impactos sociais e econômicos, por ordem cronológica:


Peste de Justiniano (541 - 542):
Existem fortes índicios de que essa pandemia tenha surgido na Etiópia, a partir da região de reservatórios dos grandes lagos. Essa doença teria se proliferado para as regiões vizinhas e chegado no Egito. O Egito matinha relações comerciais com a Roma antiga, e acabou levando essa doença nos navios exportadores que partiam pra capital. A cidade na época tinha cerca de 1 200 000 habitantes, e estima – se que cerca de 40% das pessoas tenham morrido por conta dessa doença. Roma tambem mantinha relações com países vizinhos e seu exercito encontrava – se em constantes missões. A doença foi facilemnte proliferada por toda região.O imperador Justiniano foi obrigado a tomar medidas de precaução e defesa contra o grande avanço da pandemia, compromentendo varios interesses comercias e políticos da Roma Antiga. Os resultados gerais da pandemia estimam – se em cerca de 9 500 000 milhões de pessoas mortas, por três continetes (Ásia, África e Europa).



Peste negra ( Século XIV ) :


No começo do século XIV, eram encontrada em todo mundo, cidades com condições de higiene precárias, esgotos a céu aberto e sem quase nehuma infra – estrutura. Essas condições se tornaram propícias para o desenvolvimento de ratos, que nesta época, se encontravam facilmente contaminados por pulgas, e nessas pulgas, existia uma bactéria de nome Pasteurella Pestis. Essa bactéria em contato com os seres humanos, causavam uma doença grave, chamada de Peste negra.
Os ratos acharam nas cidades, construções e embaracações, locais perfeitos para se proliferar. O contato desses roedores com a população era muito frequente e assim os primeiros focos da doença foram surgindo na Europa e Oriente Médio. A doença se espalhou rapidamente por todo mundo, por conta das navegações e do comércio marítimo que circulavama pelos mares frequentemente.
Estimam – se que foram cerca de 76 milhões de mortes no período mais intenso da Peste negra, cerca de um terço da população mundial da época.
Os impactos na população foram diversos. A igreja buscava culpados para as mortes, e creditavam as mortes na minoria judaica e nos leprosos. No setor ecônomico pode se observar uma qeda na quantidade de mão-de-obra por conta das mortes, e assim a remuneração dos trabalhadores acabou aumentando.
Não se pode deixar de citar também o preconceito que existia na época contra os doentes e que essa pandemia demorou para ser erradicada. Existiram varios momentos na historia em que ela cirava novos focos e matava mais pessoas.




Coléra (Século XIX) :
A coléra é causada por um agente transmissor que vive na água.Esse agente entra em contato com o ser humano quando é igerido na água potavel mal filtrada e causa serios malefícios a sua saúde. A coléra causa taquicardia, diarreia aquosa, dores e hipotermia. Se não trata corretamente, as chances de morte são muito grandes.
No século XIX, a população não tinha o devido cuidado com a higiene da água e a contaminação da coléra se deu por todo mundo, tendo seu primeiro caso registrado na Índia em 1816. Ela se espalhou por todos os continentes e teve varios périodos de pandemia com alerta máxima dos governates. São extimados que mais de 20 milhões de pessoas ja tenham sido mortas por conta da coléra desde o século XIX. Essa doença ainda afeta pessoas em aréa com saneamento básico preacario nos dias atuais.




Gripe espanhola (1918 – 1919) :



Surgiu nos anos de 1918 até 1919 um tipo de gripe que fez inúmeras vitimas mortais por todo mundo. Essa gripe, foi um causada apartir de m subtipo do vírus influeza A o H1N1.É provavel que esse vírus tenha alguma relação com o vírus que hoje esta causando a pandemia da gripe suína. Estima – se que estesse subtipo tenha surgia apartir de uma nova cepa e através de mutações e transformações acabou desenvolvendo caractéristicas que o tornaram letal.
O primeiro caso de Gripe espanhola foi observada nos EUA em Março de 1918. Nesta época, o mundo estava com sua população se expandindo a todo vapor e com a economia de países fazendo grandes transações economicas pelos cinco continetes.Poucos dias depois, casos de gripe espanhola foram registrados em soldados do exercito de França, Inglaterra e Estados Unidos, que se encotravam em Paris. A partir daí, a gripe se alastrou rapidamente por todo o mundo e acabou afetando cerca de 48% da populaçao mundial da época, deixando cerca de 40 milhões de pessoas mortas.
A gripe espanhola recebeu esse nome porque foi na Espanha que ocorreu o maior prejuízo. Estima – se que 75% da população espanhola tenha sido afetada e o número de morte pode ter chegado a até 38% do total da população do país. Assim como em outras epidemias, o mundo entrou em uma onda de terror e caos, o comércio marítimo se estagnou um pouco com medo da disseminação da doença e países como Portugal e Espanha tiveram perdas importantes no setor militar e no setor político, tendo que perdir ajuda a países vizinhos para suprir suas necessidades.



Gripe asiática ( 1957 – 1958):
Um novo subtipo do virus influenza foi detectado em 1957, o H2N2. Esse subtipo, sofreu varías alterações antigenéticas e mutações até se tornar mortal.
O primeiro caso da gripe asiática foi registrada na China em 1957, se espalhando rapidamente por países vizinhos (Hong Kong, Singapura, Índia).Daí em diante, foram questão de poucos meses até o virus chegar a Oceania, ao Oriente Médio e posteriormente a África, a Europa e a América.Essa disseminação do vírus ter ocorrido rapidamente foi motivada por varios fatores como : Comércio e relações internacionais muito frequente entre os países ( principalmente os capitalistas), alta circulação de turistas e estudantes mundialmente, e um grande número de eventos que proporcionavam aglomeração de pessoas em locais públicos.
As consequências dessa gripe foram menos intesas do que em pandemias como a gripe espanhola ou a peste negra. Foram cerca de 100 – 300 mil morte nos mundo e um índice de 35% de pessoas infectadas. Essa pandemia não teve muita influência no comércio ou na aviação, entretanto, o medo causado na população da época, tambem foi muito grande e as baixas nos setores militar, artistico e esportivo, tambem ocorreram.



Gripe de Honk Kong (1968 – 1969) :




Em 1968 na China foi descoberto um novo subtipo do vírus influenza que teria surgido por uma nova variação antigenética seguida de processos de mutação, o vírus influenza A H3N2.
Este vírus demorou para se desseminar na China, porém chegou rapidamente em Hong Kong, provocando neste país a maior série de mortes vistas nele até hoje.
Alguns meses depois essa gripe chegou ao Oriente médio e a Oceania, posteriormente chegando a Europa e a Ámerica.Acredita – se que esse vírus tenha se desseminado por todo mundo até virar uma pandemia por conta da globalização que começava a crescer por todo mundo. Os países ja mantinham ligações constatemente, seus comércios mantiam sistemas de importações e exportações com outros países e o turismo crscia muito por todo mundo. Essa foi uma das pandemias que atingiram em menor escala a população mundial gerando cerca de 200 mil mortes em todo mundo. A maioria dessas pessoas moreram em Hong Kong, na China e nos Estados Unidos. Ela não ofereceu grandes riscos ao comércio , mais prejudicou um pouco o turismo e as realções internacionais de alguns países.




Gripe aviária (Século XXI) :
Acredita – se que o subtido de virús influenza H5N1 tenha surgido após mutações sucessivas do vírus influenza. Esse tipo de vírus so era encontrado em aves como patos, ganços e galinhas. Em 97, uma criança foi internada no hospital de Hong Kong e nela foi identificada o vírus da gripe aviária.
Em 2005 um pequeno surto mundial foi detectado na Ásia, mais precisamente, Vietnã, Tailândia, Indonésia e Laos, infectando cerca de 120 pessoas e matando 63 dessas, com uma mortalidade calculada em 52.5 %.Muitas aves tambem foram mortas em outras partes do mundo, porém o contagio para pessoas foi restringindo ao continente asiático.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) deixou o mundo em situação de alerta quanto a gripe aviária. Inspeções rigorosas eram feitas em aeroportos e criações de aves. No Brasil , o ministério da saúde procurou informar e ficar em alerta contra qualquer tipo de foco de gripe aviária, porém nehum caso foi registrado.
As consequências dessa pequena pandemia foi uma queda no comércio de aves, um terror global e uma situação pavorosa de alerta em todo mundo.






Gripe A (H1N1) :
Popularmente denominada como a gripe suína, a gripe A (H1N1) gera caos e terror no mundo todo atualmente. Acredita – se que essa gripe tenha surgido de uma mutação de um tipo de vírus influenza que é encontrada em porcos e tenha acabado contagiando os humanos. Já foi comprovada que o contagio de porco pra humano não ocorre se consumirmos carne de porco ou qualquer produto semelhante proveniente do porco, pois com o cozimento da carne, esse vírus morre.
O primeiro caso dessa nova gripe foi detectado no México, em um menino que tinha contato diário com seu porco, que acabou ficando gripando e transmitindo essa gripe por via respiratória.
A gripe se espalhou rapidamente por todo mundo se tornando uma pandemia mundial. Com a globalização, o alto número de viagens internacionais e a grande expansão do comércio mundial, atualmente é quase impossível conter o avanço de uma pandemia. Porém, a alta fiscalização nos portos e aeroportos tem contribuído para o tratamento rápido e a diminuição no contato das pessoas infectadas com ambientes aglomerados.
Já foi registrado casos de gripe suína em todos os continentes exceto a África.A vacina ainda está sendo desenvolvida em laboratório e estima – se que em poucos meses ela já poderá está em circulação.
As conseqüências dessa pandemia para o mundo que vivia uma crise global são desastrosas. O México enfrenta uma exclusão comercial e social de todo mundo. As pessoas tem medo de se locomover e freqüentar eventos públicos e o comércio de exportações sofre uma pequena retração, tendo ênfase na área dos suínos. O mundo esta tomando por caos e medo por conta da nova epidemia, o número de infectados já chega a cerca de 6120 em 35 países com 65 mortes.

Depois de termos conhecimentos sobre essas informações, sobre os estragos que as pandemias causaram em diversos períodos mundiais, só nos resta fazer uma pergunta.

Seria realmente o homem o ser dominante no planeta Terra, capaz de resistir a todos os tipos de adversidade e superar as forças da natureza?





4 comentários:

Trabalho de História disse...

Parabéns meninos! Gostei muito da postagem de vocês, é relamente impressionante como o homem, que se considera 'o ser dominate' éstá tão volnerável a criaturas insignificantes como os vírus, por exemplo. Ótima fotos e informações.

Laise Duarte :)

História Dinâmica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
História Dinâmica disse...

Muito bom trabalho! Gostamos principalmente das charges que descontrairam bastante, é importante ressaltar que além disso o grupo explicou o objetivo e o foco crítico de cada uma, facilitando o entendimento do leitor. As informações também estão ótimas e vieram seguindo um tempo cronológico, começando desde a Peste de Justiniano que ocorreu a séculos atrás até a mais recente que foi a Gripe A. Parabéns!

História Online ¹ disse...

Boa ideia o uso de charges, ficou muito atrativo ao leitor.
Quanto ao assunto, ta de muito fácil entendimento, mostraram e explicaram bem as principais Pandemias até os dias de hoje, como a população reagiu a isso e todas as suas consequências.

Parabéns!