quinta-feira, 4 de junho de 2009

O poder do petróleo




O surgimento do petróleo:

Há rumores que desde 4000.a.C o petroléo ja era utilizado pelas sociedades da época, com varias funções diferentes como pavimentação de estradas, lubrificantes e revestimento de grandes construções. Os povos da Mesopotâmia, do Egito e da Pérsia teriam encontrado o petróleo em poços, lagos e mares. A teoria mais aceita é que esse material tenha surgido devido a decomposição de restos orgânicos, que sofreram constantes transformações quimícas até chegar ao petroléo de forma oleosa que encotramos hoje em dia. O primeiro poço com registros confirmados de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos, Pensilvânia em1859. Foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros.





Aplicações do petróleo :

O petróleo é popularmente conhecido como a matéria prima para a fabricação da gasolina, porém ele também gera outras substâncias como : o gás natural, óleos combustíveis, óleo díesel, óleos lubrificantes, matéria prima para a fabricação de asfalto, querosene e parafina. Essa diversidade no número de aplicações do petróleo atribuem a ele o status de uma das matérias primas mais importantes do planeta. Não é atoa que inúmeras guerras politico - sociais ocorreram e ocorrem ainda atualmente por parte das nações que buscam o domínio de maiores fontes e quantidades de petróleo e acabam passando por cima umas das outras em busca da acumulação dessa riqueza. O barril do petróleo vale hoje R$ 68 , 06 de acordo com a bolsa de valores de Nova York.







Oriente Médio – A verdadeira guerra pelo petróleo

O oriente médio possui em seu território países com fontes muito ricas em petróleo e este produto é a base da economia de quase todos os países que se encontram nessa localidade. Após a primeira guerra mundial, o Oriente Médio já era o principal produtor de petróleo a nível mundial.Esse petróleo começou a ser alvo de cobiça das grandes potencias mundiais : Estados Unidos, Alemanha , França e Inglaterra. A Inglaterra e a França saíram na frente e implantaram varias empresas de extração petrolífera em todo território do Oriente Médio. Logo após, os Estados Unidos também começaram a investir na extração de petróleo e já detinham quase cerca de 55% da extração de petróleo total, enquanto países como o Iraque só eram responsáveis por 6,5 % da extração de petróleo na região. Como as oportunidades de emprego e de uma vida melhor começaram a surgir para os povos do oriente, um grande êxodo de todas as partes da Ásia e África começou a se dar em busca da região do Golfo (Oriente Médio). Apesar disso, a riqueza só se concentrava na maioria das vezes nas mãos de grandes investidores internacionais. Com o passar do tempo, a extração de petróleo passou a não se concentrar só nos países do golfo, alguns países da América também sofriam grande extração e submissão e assim estes se aliaram e passaram a pressionar as grandes nações em busca de uma divisão igualitária na extração de petróleo. Para isso foi criada a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), com os membros primários sendo :Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Catar, Kuwait, Iraque, Líbia, Gabão, Indonésia, Nigéria, Equador, Venezuela e Argélia. Porém os problemas com a extração e monopólio de petróleo não foram resolvidas só de formas pacificas durante os anos. Existiram guerras e conflitos como poderemos ver melhor no item abaixo.


Guerras decorrentes da disputa por petróleo:
Guerra do Golfo : Foi uma guerra que ocorreu na região do Golfo Pérsico em 1990.A guerra começou em função da invasão do Kuait por tropas iraquianas. O Iraque invadiu o Kuait porque afirmava que este país era responsável pela queda dos preços do petróleo e desrespeitava limites iraquianos, então Saddam Hussein se achou no direito de cobrar o domínio dos poços de petróleo do Kuait. A ONU tomou posição contraria a atitude de Saddam Hussein e promoveu o boicote sócio – econômico ao Iraque. O Iraque continuou com suas tropas no Kuait, então as grandes nações tomaram a causa e entraram na batalha tentando expulsar as tropas iraquianas do território do Kuait atacando essas tropas e algumas cidades no Iraque. Após grande perda na quantidade de militares do Iraque, o país aceitou o cessar-fogo proposto por George Bush.
Guerra de Yom Kippur:
Foi uma guerra liderada por Egito e Síria contra o estado de Israel.Essa era uma guerra envolvendo vários confrotos políticos diferentes da região até as grandes nações se envolverem. Elas apoiavam a continuação do estado de Israel. Essa posição não agradou a Opep que suspendeu as exportações de petróleo para as potências mundiais e isso mais tarde acabou gerando a crise do petróleo.



Invasão ao Iraque 2003 : Essa missão foi chamada de operação Iraque Livre. Por conta das ondas de terrorismo que vinham ocorrendo mundialmente, George Bush culpou o presidente Saddam Hussein de apoiar e incentivas praticas terroristas e da anistia a terroristas no Iraque. As tropas americanas invadiram o Iraque e capturaram Saddam , o condenando de morte. Porém, o que a mídia não sabia, é que os Estados Unidos buscavam também manipular poços e fontes de petróleo em território iraquiano e fazer negócios fáceis e sem fiscalização para essa nação que é hoje a maior consumidora de petróleo de todo o mundo.


Maiores países produtores de petróleo e seus diferentes tipos:

No mundo atualmente, são 12 o número de países considerados como potências na produção de Petróleo. Estes países são: Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Venezuela, Líbia, Iraque, Bolívia, Canadá, Rússia, Nigéria e Estados Unidos. Nesses países existem políticas de protecionismo em favor da produção e exportação do petróleo nacional e taxas alfandegárias altas para países que tentarem explorar esse petróleo. Ainda em relação ao petróleo, existem algumas diferenças em relação a sua composição. O petróleo Brent, é o petróleo encontrado na forma crua, sem nenhum tipo de refinação ou modificação química. O petróleo Light é leve, sem impurezas, e já foi refinado. Petróleo Naftênico é um tipo de petróleo com muitos hidrocarbonetos naftênicos. O petróleo parafínico possui grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos e o petróleo aromático grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.



Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe ou envie sua dúvida por forma de comentários. Informamos desde já que um novo post deverá ser realizado entre os dias 5 e 7 de Junho com mais informações sobre o petróleo no Brasil (Abordando desde a história, aos aspectos políticos, econômicos e sociais.

7 comentários:

História disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Entendendo história disse...

Apostagem esta interessante, gostamos dos topicos que abordam os aspectos economicos, políticos e sociais.
A guera que o petróleo que ocorre ate hoje no Oriente Médio.

Beijo!

História Online ¹ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
História Online ¹ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
História Online ¹ disse...

O conteúdo do assunto tá ótimo. Não sabia que o petróleo havia surgido há tanto tempo. É impressionante a distância em que hoje, na maioria das vezes, se encontra o petóleo, 6 km abaixo do solo.
Foi bom citar que a causa de vários conflitos existentes hoje no mundo é a disputa pelo petróleo, que vai além de disputas "econômicas", se transformam em verdadeiras guerras, causando muitas destruições, massacres, entre outros.

Gostaria de saber se os Estados Unidos são realmente grandes PRODUTORES, ou apenas tem uma das maiores RESERVAS de petróleo do mundo.

Parabéns meninos!

História Dinâmica disse...

Muito interessante a forma como vocês trataram do assunto.
Algo que nos interessou muito foi a descoberta do petróleo, não sabíamos que este existia há 4000.a.C nem que em 2008 a Petrobrás começou a exploração sobre o pré-sal (campo de exploração do petróleo). E como vocês colocaram que, por volta de 2016, estas reservas estarão sendo exploradas em larga escala, esperamos que isso aconteça.

parabéns pelo trabalho meninos!
O conteúdo está Ótimo!

Blog História - Al´´em da História disse...

Os Estados Unidos são o maior consumidor de petroleo mundialmente, porém sua produção não supre nem 20% do seu consumo.


Resposta a Equipe História Online