domingo, 7 de junho de 2009

Petróleo no Brasil





A descoberta:


Como já sabemos, o petróleo já era usado por civilizações desde o tempo da antiguidade com diversas funções. Durante o regime imperial, era extraído betume no rio marau pelo marquês de Olinda. Em 1930, foi descoberto e registrado o primeiro poço de petróleo no Brasil pelo engenheiro agrônomo Manoel Inácio de Bastos. Esse poço de petróleo foi detectado no bairro do lobato em salvador depois de alguns registros sobre uma lama preta que existia na região e alguns moradores estavam utilizando como combustível para lâmpadas e lamparinas. Ele não era muito influente no país, contudo em maio de 1932 ele conseguiu entregar um laudo comprovando que existia petróleo ao presidente da época, Getulio Vargas.



O incentivo da política petrolífera por Vargas:



O petróleo se popularizou por todo o país e despertava total interesse do governo Vargas. No ano de 1938 ele criou o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) para estudo e discussão sobre o uso e exploração do petróleo em todo território nacional. O Conselho determinou de imediato que qualquer jazida de petróleo encontrada seria denominada automaticamente como propriedade do governo. Novos campos de petróleo passaram a ser descobertos em todo país, entre eles o de Candeias em 1941 e o de João Pessoa em 1944. A atividade petrolífera ganhava cada vez mais incentivo e mais importância no Brasil, e no ano de 1953, no segundo mandato de Getulio Vargas foi criada a maior empresa de extração de petróleo em águas profundas nos dias de hoje, a Petrobrás.


Á evolução da política petrolífera até o século XXI :

A Petrobrás exercia um monopólio sobre a exploração de petróleo em todo território nacional e em 1968 começou a extração em águas profundas quando foi descoberta a bacia de Guaricema em Sergipe. Em 1974, uma das maiores bacias de petróleo que existem até hoje no pais foi descoberta, a Bacia de Campos no Rio de Janeiro. Ao passar dos anos a tecnologia petrolífera aumentava cada vez mais e a Petrobrás desenvolvia mais métodos para extrair águas de bacias ultra profundas. Em 1999, sobre o governo de FHC, foi aprovada uma lei que extinguiu o monopólio estatal petrolífero abrindo espaço para empresas do campo privado começar a investir no setor. Essa medida acabou acarretando em um grande números de empresa multinacionais vindo tentar a exploração de petróleo no país, mais que não acabou dando muito certo por conta das taxas alfandegárias pagas serem muito altas. Em 2003, já sobre o governo Lula a produção de

O pré – sal :

Em 2007, foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a descoberta de um campo de exploração do petróleo chamada de pré – sal. O pré-sal é encontrado a 7200m da superfície e apresenta sobre eles poços de petróleo que se corresponderem a expectativa serão capazes de transformas o Brasil em uma das principais potências na produção de petróleo, óleo e gás combustível. Acredita – se que estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos e que nela existam cerca de 5 – 8,5 milhões de barris de petróleo. Em 2008 a Petrobrás começou a exploração sobre o pré – sal em escala reduzida, no local da bacia de campos. Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado e os impactos, os investimentos e o novo cenário político que essa bacia pode render ao Brasil.





0 comentários: